sexta-feira, agosto 31
Viagem ao Centro das Américas 43
A viagem agora faz-se a três. Eu, Neus e Francesc, a caminho do norte da Guatemala para ver uma das capitais mais antigas do mundo Maia: Tikal, um monumento em plena selva. O problema é que a coisa está a uns 300 quilómetros de Cóban, de onde saímos. Isto, na Guatemala, representa um dia de viagem. Começamos cedo, prontos a aproveitar o fantástico sistema de transportes públicos, onde nunca se espera e há sempre alguém pronto a levar-nos.
A conta vai em um autocarro e dois colectivos, mas agora há que apanhar um barco. É preciso atravessar um pequeno rio e ainda estão a construir a ponte.
Terceiro colectivo do dia. Pela estrada fora...
Segundo autocarro e sexto meio de transporte do dia. Que bem que sabe este ventinho...
Ao chegar, o lago Peten Itzá parece estar à espera com esta mensagem de boas vindas. Outra vez sem palavras.
Viagem ao Centro das Américas 42
domingo, agosto 26
Viagem ao Centro das Americas 41
Lamento, mas nao estou a conseguir. Tudo o que vivo, tudo o que vejo, tudo o que sinto. Nao consigo descreve-lo, transmiti-lo sem que me pareca que as palavras ficam a milhares de milhas de distancia, as fotos vagas impressoes da realidade. Peco desculpa a todos os que de forma fantastica tambem para mim tem acompanhado e comentado esta minha viagem, mas vou parar um momento. Voltarei em breve.
quarta-feira, agosto 22
Viagem ao Centro das Américas 40
terça-feira, agosto 21
Viagem ao Centro das Américas 39
Ciudad Guatemala
Viagem ao Centro das Américas 38
Viagem ao Centro das Américas 37
Dizem que é o melhor hotel da Guatemala. Eu gostei foi logo do nome e do letreiro, com aquela gente toda de mão dada e a ideia de que nos podíamos juntar todos ali.
Regresso. Fim do dia. Fim. Sem palavras.
Para a Ângela
sábado, agosto 18
Viagem ao Centro das Américas 35
quinta-feira, agosto 16
Viagem ao Centro das Américas 34
Viagem ao Centro das Américas 33
quarta-feira, agosto 15
Viagem ao Centro das Américas 32



terça-feira, agosto 14
Viagem ao Centro das Américas 31
Parede na Iglesia de San Francisco
E a surpresa do dia. De notar como o "coffee" nao é simplesmente "coffee", é "relax", pois claro. Lá dentro estava o Joao, portugues de Lisboa, residente na Guatemala há 15 anos. Havia bitoques e caldeirada, mas fui para a jardineira. Soube bem falar um bocadinho de língua materna e beber a bela da bica, embora nao fosse suficiente para matar saudades do Galeto...
Para José M.