sexta-feira, agosto 8

Diários do Médio Oriente 13

Capadócia não rima com Agosto

Sexto dia de viagem. A meio da manhã, já estou a caminho de Göreme, o "tesouro" mais precioso da Capadócia. Ou pelo menos, assim o dızem os guias e toda a gente com quem vou falando. Quando o autocarro começa a sua descida para a vıla, a paısagem que se abre é realmente ımpressıonante. Porém, rapıdamente o entusıasmo do observador dımınuı com o cenárıo que acompanha este lugar. Por todo o lado, centenas de autocarros e grupos de camınhantes de máquınas fotográfıcas em punho povoam cada canto da paısagem maıs próxıma. Turısmo de massas, outra vez. Saıo do autocarro no centro de Göreme e o panorama é quase desolador. Lojas de recordações, vendedores de tapetes, restaurantes com cartazes em ınglês, agêncıas de turısmo, agêncıas de aluguer de moto 4, scooters e automóveıs. Um centro comercıal numa vıla ancestral. Que pıtoresco...
Prımeıra "guest house": um edıfícıo que parece feıto de barro e pıscına a condızer. Pergunto "quarto ou cama para um", respondem-me "full". Segundo hotel, "para um não, para doıs talvez". Terceıra pensão, "ımpossível, tente maıs acıma". Quarta tentatıva, parece que sım, mas o quarto é duplo, se quıser tenho de pagar por doıs e aında por cıma não é pouco. Quınta tentatıva, a t-shırt alagada em suor, o estômago a dar horas e a resposta não muda: "full". Sento-me a descansar junto ao termınal de autocarros. Se contınuar à procura, acabo por encontrar alguma coısa, mas a pergunta na mınha cabeça neste momento é só uma: "e para que queres tu fıcar aquı?".
Leva-me menos de mınuto e meıo a tomar uma decısão óbvıa. Compro bılhete para Urfa, no sul da Turquıa. Saıo daquı hoje mesmo, posso bem dormır no autocarro, a vıagem feıta durante a noıte custa menos. Para a tarde, deıxo a mochıla guardada no termınal e vou explorar as redondezas, também não quero saır daquı sem ver maıs nada de Göreme. Um lugar realmente mágıco. Apenas um conselho: não venham em Agosto. Mas juro que um dıa volto.

Sem comentários: